• Visita ao Brasil do ministro de Relações Exteriores do Chile, Roberto Ampuero

    17/04/2018

    O ministro de Relações Exteriores do Chile, Roberto Ampuero, realizará visita a Brasília no dia 18 de abril de 2018. Será a primeira visita internacional bilateral do chanceler chileno.

    A visita do chanceler Ampuero tem por objetivo preparar a visita de Estado do presidente Sebastián Piñera, que deverá ocorrer em 27 de abril de 2018, bem como discutir temas da agenda bilateral.

    O intercâmbio comercial entre os dois países totalizou cerca de US$ 8,5 bilhões em 2017, um aumento de aproximadamente 22% em relação ao ano anterior. O projeto do Corredor Bioceânico que ligará Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, aos portos do Norte do Chile reflete a importância conferida ao aprimoramento da rede de infraestrutura que conecta os dois países. Brasil e Chile são parte do processo de aproximação entre o MERCOSUL e a Aliança do Pacífico, iniciativa voltada a aprofundar a integração regional. Ambos países compartilham valores fundamentais como a defesa dos direitos humanos, da democracia e a valorização do multilateralismo, adotando posições convergentes em foros regionais e multilaterais. A ampla pauta bilateral a ser discutida pelos chanceleres abrange também a cooperação nas áreas de defesa, ciência e tecnologia, cultural e antártica.

    Fonte: MRE