• MDIC sedia reunião de projeto de eletromobilidade realizado em parceria com governo alemão (Promob-e)

    18/09/2017

    Integrantes do Comitê Gestor do projeto “Promob-e – Sistemas de Propulsão Eficiente” se reuniram no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) para discutir as ações desenvolvidas nos últimos meses. Durante o encontro, foi apresentada a marca e a identidade visual do Promob-e. Também foram apontados os resultados de cursos realizados sobre mobilidade elétrica para gestores públicos de todo o país. O primeiro treinamento aconteceu em maio, em Brasília. O segundo encontro foi realizado em agosto, na sede do BNDES no Rio de Janeiro.

    Além disso, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que participaram da reunião, destacaram a importância da sinergia entre os órgãos que integram o Promob-e.

    O que é o Promob-e?

    O Promob-e é uma iniciativa do acordo de cooperação técnica executado pelo MDIC em parceria com o Ministério Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ, na sigla em alemão), por meio da Agência de Cooperação Internacional (GIZ).

    O projeto de cooperação tem o objetivo de auxiliar o governo brasileiro na formulação de políticas públicas que estimulem a adoção de sistemas de propulsão mais eficientes. A parceria teve início em janeiro deste ano e tem duração prevista até 2020.

    Em quatro anos, o governo alemão deve dispender 5 milhões de euros para realizar seminários, oficinas e visitas técnicas que ajudem a mapear o atual cenário brasileiro no que se refere à eletromobilidade. Ao final, a expectativa é que seja possível identificar atores, gargalos e oportunidades inseridas neste setor.

    O comitê gestor do Promob-e é composto por ANEEL, BNDES e pelos ministérios das Cidades (MC), Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Minas e Energia (MME).

    Agenda de atividades

    Na semana passada, foi realizada uma visita técnica à Alemanha, que contou com a participação do secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC, Igor Calvet. A comitiva era formada por membros da ABDI, Aneel, Apex-Brasil, Empresa de Pesquisa Energética e por integrantes dos ministérios das Cidades, Minas e Energia e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

    No dia 28 de setembro haverá a entrega do Prêmio Brasil-Alemanha de Startups na categoria Mobilidade Elétrica, durante o Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, em São Paulo. Na mesma cidade, acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro o Fórum Brasil-Alemanha de Mobilidade Elétrica, que contará com a participação de autoridades do MDIC.

    Fonte: MDIC