• VIII Reunião Negociadora para Ampliação do Acordo de Complementação Econômica N° 53 (ACE-53) entre o Brasil e o México

    20/11/2017

    A VIII Reunião Negociadora para Ampliação do Acordo de Complementação Econômica N° 53 (ACE-53) entre o Brasil e o México realizou-se em Brasília de 12 a 14 de novembro.

    Na oportunidade, reuniram-se oito grupos negociadores – acesso a mercados, regras de origem, medidas sanitárias e fitossanitárias, obstáculos técnicos ao comércio (por videoconferência), serviços, compras governamentais, coerência regulatória e solução de controvérsias. Foram concluídos os textos de facilitação de comércio e coerência regulatória. Brasil e México reiteraram seu compromisso com o avanço das negociações.

    Negociadores brasileiros e representantes do setor privado coincidiram sobre a importância do trabalho em prol de um acordo diversificado e ambicioso, com a ampliação significativa da cobertura de produtos agrícolas e industriais.

    Em 2016, o intercâmbio comercial entre o Brasil e o México foi de US$ 7,3 bilhões. De janeiro a outubro de 2017, alcançou US$ 7,1 bilhões, um crescimento de 17,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

    Fonte: MRE