• Brasil e Alemanha lançam 2º Edital de Cooperação em Inovação

    22/11/2017

    Foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira o 2º Edital de Cooperação em Inovação firmado pelos governos do Brasil e da Alemanha).

    O edital convoca empresas brasileiras a formarem parcerias com firmas alemãs para elaborarem proposta de cooperação em pesquisa e desenvolvimento que resulte na elaboração de novos produtos, processos ou serviços que serão, futuramente, comercializados no mercado doméstico ou global. A chamada estará aberta até 31 de maio de 2018.

    Os projetos selecionados receberão recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa participantes, listadas no Edital CONFAP nº2/2017. Do lado alemão, as propostas serão financiadas pelo Programa Central de Inovação para Pequenas e Médias Empresas (ZIM Program).

    Este é o oitavo edital lançado pelo programa de Cooperação Internacional em Inovação, coordenado pela Secretaria de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Em 2007, foi firmada um acordo com o governo de Israel. Já foram lançados quatro editais em conjunto com este país. Em 2015, o MDIC fechou parcerias com os governos da Alemanha e da França. No ano passado, foi a vez do Reino Unido.

    Alemanha

    As empresas interessadas em participar do Edital contam com assistência permanente no processo de busca de parceiros (matchmaking) por meio de plataforma no Portal de Cooperação Internacional (www.cooperacaointernacional.mdic.gov.br).

    Fonte: MDIC