• Primeira Reunião do Diálogo Político-Militar Brasil-Chile (Mecanismo 2+2) – 9 de agosto de 2018

    08/08/2018

    Os ministros das Relações Exteriores e da Defesa do Brasil e do Chile presidirão, em Brasília, em 9 de agosto de 2018, a primeira Reunião do Diálogo Político-Militar Brasil-Chile (Mecanismo 2+2). Além dos ministros, participarão do encontro autoridades civis e militares das Chancelarias e Ministérios da Defesa dos dois países, responsáveis por temas estratégicos.

    O Diálogo Político-Militar, em formato 2+2, entre Brasil e Chile desempenha papel fundamental no aprofundamento do diálogo bilateral político e em matéria de defesa. O mecanismo tem como objetivo promover o intercâmbio de perspectivas estratégicas e de segurança internacional, bem como da inserção dos países regional e globalmente. Constarão da pauta do encontro operações de manutenção de paz, papel das instituições interamericanas de defesa, desafios regionais, cooperação antártica, cibernética, ciência e tecnologia e base industrial de defesa.

    Na oportunidade, os ministros de Relações Exteriores e Defesa dos dois países assinarão o Protocolo sobre Intercâmbio de Dados e Serviços de Catalogação da Defesa, complementar ao Acordo entre Brasil e Chile sobre Cooperação em Matéria de Defesa, de 2009.

    Nos últimos anos, a cooperação em defesa entre Brasil e Chile tem avançado, com visitas de alto nível que refletem a crescente vontade política de aprofundar iniciativas de cooperação bilateral. Além do Mecanismo 2+2, encontra-se em funcionamento o Grupo de Trabalho Bilateral em Defesa com o Chile e o encontro entre Chefes de Estado-Maior da Defesa. As duas instâncias reúnem-se também nesta semana, previamente ao encontro do Mecanismo 2+2.

    Fonte: MRE