Nosso corpo técnico é formado por profissionais que adquiriram experiência como ex-funcionários de órgãos gorvernamentais ligados ao comércio exterior, da Associação de Comércio Exterior do Brasil, da Confederação Nacional da Indústria, e de grandes empresas importadoras e exportadoras.

  1. Marcos Imamura
  2. José Ricardo Bernardo
  3. Josefina Guedes
  4. Renata Palhano de Jesus
  5. Rogério Pitta de Moura
  6. Marília Castanon
  • Marcos Imamura

    Diretor da Guedes, Bernardo, Imamura & Associados Consultoria Internacional Ltda., é graduado em Relações Internacionais com ênfase em Comércio Exterior pela universidade Estácio de Sá, mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Trabalhou na Assessoria Técnica da Associação de Comércio Exterior do Brasil-AEB, foi professor de Relações Internacionais no curso de Formação de Executivos em Comércio Exterior da Universidade Estácio de Sá e nos cursos de graduação em Relações Internacionais das universidades Estácio de Sá e PUC-RJ.
  • José Ricardo Bernardo

    Diretor da Guedes, Bernardo, Imamura & Associados Consultoria Internacional Ltda., é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), e com especialização em economia internacional pelo IBMEC.
  • Josefina Guedes

    Diretora da Guedes, Bernardo, Imamura & Associados Consultoria Internacional Ltda., é economista, com formação especializada na área de Comércio Exterior, adquirida em Curso de Capacitação em Negociações Internacionais na Florida University – EUA e ao longo de 12 anos de atividade em cargos de chefia ocupados na Secretaria de Comércio Exterior nas áreas de negociações internacionais e defesa comercial, tendo participado de reformas da Tarifa Aduaneira do Brasil, da introdução e implementação dos Códigos antidumping, salvaguardas e subsídios no Brasil, atuando como representante do Governo Brasileiro nas negociações do GATT, atual OMC. Foi professora de legislação de comércio exterior na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal de Manaus, professora de comércio internacional da Universidade Veiga de Almeida, professora do LLM do IBMEC e do MBA de comércio internacional da Universidade Cândido Mendes. É co-autora do livro “Antidumping Subsídios e Medidas Compensatórias”, publicado pela Ed. Aduaneiras, já em sua 3º edição, e colaboradora do livro “Guerra Comercial ou Integração Mundial pelo Comércio? A OMC e o Brasil”. É Conselheira Técnica da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), membro da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB) nas negociações internacionais e membro da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos de Miami e da Câmara Brasil-Alemanha.
  • Renata Palhano de Jesus

    Assessora Jurídica da Guedes, Bernardo, Imamura & Associados Consultoria Internacional Ltda., é graduada em Direito pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduada em Negócios Internacionais pelo IBMEC. Trabalhou na área jurídica do escritório Miceli Advogados Associados.
  • Rogério Pitta de Moura

    Analista Econômico da Guedes, Bernardo, Imamura & Associados Consultoria Internacional Ltda., é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ).
  • Marília Castanon

    Diretora da Guedes, Bernardo, Imamura & Associados Consultoria Internacional Ltda., é graduada em Direito pela Faculdade Bennett e Ciências Sociais pela UFRJ, mestre em Direito com ênfase em Regulação e Concorrência, pela Universidade Candido Mendes. Trabalhou de 1983 a 1990 na Carteira de Comércio Exterior – CACEX, no Departamento de Produtos Básicos (DEMAB). Com a extinção da CACEX, foi cedida para o Departamento de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento e, posteriormente, para a Secretaria de Comércio Exterior, no âmbito do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, atual Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A partir de setembro de 1995 compôs os quadros do Departamento de Defesa Comercial – DECOM, autoridade investigadora em matéria de dumping, subsídios e salvaguardas. De 2005 a abril de 2007, exerceu a função de Coordenadora. Entre maio de 2007 e dezembro de 2012 foi Coordenadora-Geral do DECOM, participando de diversas reuniões com vistas à formação da posição brasileira e negociação de acordos internacionais como, por exemplo, para a formação da ALCA, Mercosul/União Europeia, Mercosul/África do Sul, Mercosul/Comunidade Andina, intra-Mercosul, ALADI etc. Participou, também, de diversas reuniões dos Comitês Antidumping, de Subsídios e Medidas Compensatórias e de Salvaguardas e do Grupo de Regras, no âmbito da OMC. Participou de inúmeras investigações antidumping, inicialmente como técnica e posteriormente como Coordenadora e Coordenadora-Geral, aquirindo ampla experiência em investigações in loco, no Brasil e no exterior. Organizadora, em conjunto com o ex-diretor do DECOM, Felipe Hees, do livro “Dumping, Subsídios e Salvaguardas: Revisitando aspectos técnicos dos instrumentos de defesa comercial”, publicado pela Editora Singular. Participou dos artigos “Compromissos de Preços: uma breve análise das dificuldades para sua implementação” e “Economias não de mercado em investigações de prática de dumping”. Publicou o artigo “Acordo Sobre Salvaguardas: dificuldades inerentes à aplicação de medidas”, disponibilizado no sítio eletrônico da Aduaneiras, em 2011.